Virus no whatsapp promete mostrar quem viu sua foto e quem te adicionou


Um novo golpe do WhatsApp promete mostrar quem visualizou suas fotos, status e quem te adicionou. Em duas semanas, mais de 60 mil dispositivos foram infectados. Os cibercriminosos tentam enganar os usuários do WhatsApp para que eles se inscrevam em serviços de SMS premium.
Os criminosos prometem ativar o novo recurso quando o usuário compartilhar o link com dez amigos ou cinco grupos. Depois disso, é preciso inserir dados de contato, que resulta na inclusão da linha em um serviço pago.
Uma das novidades em relação a outros golpes é a modificação do código-fonte da página, que dificulta a análise.
A recomendação é para que os usuários fiquem atentos às mensagens do WhatsApp e não cliquem em links que contenham informações suspeitas, independentemente de quem as tenha enviado.
CUIDADO TAMBÉM! 

Golpe no WhatsApp promete mostrar quem te adicionou!

Quem tem celular com Android deve ficar alerta para o novo golpe no WhatsApp: cibercriminosos prometem mostrar quem adicionou seu número no app e, com isso, incentivam usuários a baixar aplicativos e compartilhar a "novidade" com amigos. Desse jeito, os criminosos ganham dinheiro. De acordo com a PSafe, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas apenas nos primeiros quatro dias do ano.
O golpe indica a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à função, porém, o usuário tem que compartilhar o link com a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes.
A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário, o hacker ganha dinheiro, diz a empresa de segurança. 
Para não se tornar uma vítima de ciberataques, especialistas em Segurança da PSafe dão dicas para manter seu celular protegido:
Instale e mantenha atualizado um antivírus – Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual. O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular irá funcionar como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos. 
Evite clicar em links vindos por mensagens - Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar da veracidade antes.
Utilize apenas redes protegidas com senha - Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.
Conclusão final >>> Surgem diversos golpes a cada dia e muitos não são divulgados ao mundo, portanto tenha a máxima cautela e use somente recursos que são divulgados oficialmente pelo Whatsapp.

thumbnail
Sobre o autor

Edu Leite é CEO fundador do Sociedade Hacker, que por sua vez está na web para ajudar na base de conhecimento sobre segurança da informação e estudos relacionados, acreditando de alguma forma que conhecimento não é crime.

0 comentários

Wow muito grato pelo seu comentário!! Sociedade Hackers